
"O Skybolt é provavelmente a melhor combinação esporte acrobático/ lazer ..." - Budd Davisson ( Airbum.com )
Entre quatro e seis cilindros, o Skybolt é claramente o padrão-ouro. O Skybolt é capaz de executar acrobacias extremas, on-the-edge aerobatics, mas é dócil e previsível.
Há cerca de 450 Skybolts licenciados os EUA e outros 200 em todo o mundo. O Skybolt é de longe o mais popular biplano experimental,é amado por suas perfeitas linhas de um Biplano clássico.
Há espaço para piloto e passageiro, o Skybolt é prático e confortável para viagens a passeio e esportes de vôo. Velocidade de cruzeiro em cerca de 180 mph. Os Skybolt sempre foram populares no circuito airshow.
O Skybolt é um biplano simples, honesto e absolutamente lindo.
Com métodos de construção convencionais. A as asas são feitas em madeira cobertas por tecido (dope), enquanto a fuselagem e superfícies de cauda são soldados a partir de tubos de aço cromo molibdênio. O Skybolt é extremamente forte, e tem sido exaustivamente analisado - nunca houve uma falha em vôo atribuível a falha de resistência do projeto.
Opções de motorização variam de 180 hp para 350 hp. Skybolt é construído com cockpit aberto ou fechado, de dois lugares configuração tandem, ou apenas com um assento traseiro. É comum construir uma configuração conversível que permite mudar de aberta para fechada.
Seu projetista Lamar Steen originalmente concebeu um dois lugares biplano totalmente acrobático, como um projeto de classe em uma escola em Denver, Colorado. Devido ao fato de que os alunos estavam trabalhando no design, Steen tem a certeza de que seus desenhos foram fáceis de seguir e que a construção foi mais simples. Steen iniciou o projeto do Skybolt em 1968 e a construção deu seu primeiro passo em 19 de agosto de 1969. Primeiro vôo do design, a ser nomeado Skybolt, ocorreu em outubro de 1970.
A aeronave apresentou qualidades excelentes e nenhum problema foi encontrado. A Experimental Aircraft Association ficou tão impressionado com o Skybolt que consedeu ao projeto um troféu para Melhor Projeto Escola. O protótipo foi equipado com um motor Lycoming HO-360-B1B de 180 cv, sua fuselagem foi projetada para suportar motores que variam de 125-300 hp.
A versão 180 cv alcançou uma velocidade máxima de 145 mph com um vôo de cruzeiro de 130 mph. Peso máximo de decolagem 1.680 quilos, com uma carga útil de 600 quilos. A asa superior mede 7,62 metros, enquanto a inferior 7,32 metros de comprimento fuselagem de 5,79 metros. As asas têm uma área total de 14,21m² totais. Com um alcance máximo de 450 milhas.
Testemunhos por aqueles que sabem –
https://www.steenaero.com/articles_detail.cfm?ArticleID=2
https://www.steenaero.com/articles_detail.cfm?ArticleID=18

